17 maio 2011

Resiliencia e Equanimidade


Quinta e Sexta feira desta semana participei de mais um curso da Educação Corporativa do Senac (são cursos voltados aos funcionários para capacitação, qualidade de vida, etc).

Era um curso que queria fazer há bastante tempo, tinham me indicado bastante, mas na verdade não tinha muita idéia sobre o que se tratava.

O nome me parecia estranho. Não sabia o que Resiliência e Equinimidade significavam. Soube até que aprenderíamos até tecnicas de meditação. Pronto... como uma pessoa 330V como eu faria um curso assim, se na única aula de Yoga que fiz na vida quase sai gritando de raiva! Ok, ok! Pode me chamar de descompensada! Geminianos são assim, mas são felizes! Hahahaha!

Enfim, lá fui eu. Até porque, no fundo no fundo, eu sabia que estava precisando rever algumas coisas urgentes na minha vida. Enfim, os 30 estão literalmente NA PORTA!

O curso foi bacanérrimo! Ministrado por um jovem consultor, fera no assunto, professor de Yoga, etc Carlos Legal. Alias, existe sobrenome mais legal que esse? Hahahahaha! (trocadilho q ele deve ouvir todo dia!)

Os dois dias foram uma delícia. Mesmo com o sono acumulado de tantas semanas tentando me dominar, aprendi muitas coisas, mas sai com a missão de rever algumas atitudes, conceitos e principalmente, PRIORIDADES.

Alias eu já sei, desde sempre, quais são as prioridades na minha vida. Mas é dificil conseguir dosar tudo isso com trabalho, compromissos, stress, familia....

Pra quem ficou curioso:

Resiliência é a capacidade do indivíduo em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. É também a tomada de decisão quando se depara com um contexto de tomada de decisão entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. (Wikipedia)

Equanimidade é um estado mental ou emocional estável vindo de uma completa aceitação do momento presente. Ou seja, de conseguir aceitar o que você está vivendo e não pode mudar. Muito diferente de indiferença que é quando você sabe e não está nem ai. Aqui a palavra chave é ACEITAÇÃO.

O curso pra mim foi fantástico. Posso dizer que 99% de tudo, eu já tinha dentro de mim: já sei meus objetivos, minhas prioridades, meus obstáculos, etc, mas este 1% que falta pra gente tomar decisões e agir é que faz a diferença.

Não vou me estender muito e quem quiser trocar mais informações comigo ou com o docente Carlos, me escrevam no email: vivoemsantoseadoro@gmail.com ou entre no site do Carlos: http://www.legalas.com.br/

2 comentários:

  1. Deve ser bem legal esse curso! E é bom ouvir algumas coisas motivadoras e que dão aquele chacoalhão pra gente melhorar a vida, né?

    E mentira que você também não aguentou fazer yoga?! Hahahaha! Eu também tentei e, em vez de ficar mais zen, fiquei mais doida!

    Eu não tive problema com as posições porque fiz ginástica olímpica até o começo da adolescência, mas a coisa toda era tão devagar e prestando atenção na respiração que me dava até coceira! Eu saía de lá querendo correr, pular, fazer qualquer coisa com alguma adrenalina!

    Não adianta, meu negócio é muay thai (que eu tava amando fazer mas parei depois que o Juicy entrou no ar porque... né) e dança.

    ResponderExcluir
  2. Natalhia... eu sai da aula de Yoga querendo gritaaaaaar!! Foi muito engraçado. Qdo a profa falou: Prestem atencao na combustão das suas células, eu juro q quasi sai correndo da aula! Mas enfim... preciso mesmo ser mais zen. Mas meu negocio é dança: ballet classico de preferencia! Fiz 9 anos qdo adolescente e agora tava fazendo de novo, antes de mudar pra Santos... :)

    ResponderExcluir

Obrigada por enviar seu comentário. Se aprovado, em breve ele será publicado!