20 maio 2011

O japão, suas japonesas e as minhas!


Ontem estava passando pelos canais e encontrei, na TNT, o filme o Último Samurai. Poucos são os filmes que eu assisto de novo, ainda mais na TV. Na verdade os filmes que eu AMO eu compro o DVD, baixo a trilha sonora e vejo e ouço mil vezes, mas este em si não mereceu toda essa atenção.

Mas o que me chamou a atenção ontem foi a beleza do filme e das mulheres japonesas. Minha infância e adolescência toda convivi com a cultura japonesa. Minhas duas grandes amigas, que me acompanham desde muito cedo, são mestiças. Ambas tem no lado paterno, a herança do Japão.


Koyuki Kato - 35 anos em cena do filme O Ultimo Samurai
Achava engraçado alguns costumes, algumas regras... mas foi tudo sempre natural. Até algumas palavras eu aprendi. Muito poucas é verdade!

De uns anos pra cá tem crescido em mim a vontade de conhecer o pais e a cultura. Acho os japoneses pessoas tão determinadas e ao mesmo tempo tão tranqüilas. Vejo muitas qualidades que admiro e que talvez, não tenha em mim.

No filme ontem fiquei encantada com a japonesa que faz o papel principal: Koyuki Kato. A delicadeza, o cabelo lisinho, os olhos puxados, a meiguice é realmente artesanal. Logicamente que ela deve ser diferente na vida real (é uma atriz e modelo famosa por lá), mas quantas Takas (nome da personagem) não exitem por lá ne?

Outro filme que acho lindo é Memórias de uma Gueixa que conta uma das tradições mais interessantes pra mim: as gueixas.

Zhang Ziyi - 32 anos, é chinesa. Cenas do filme Memórias de uma Gueixa.
A fotografia destes filmes é sempre linda. Na minha imaginação sempre vejo o Japão como um lugar lindo, calmo, florido... Acho que isso não deve ser bem em Toquio ne?

Enfim, é gostoso quando um filme te faz pensar e refletir. Nós brasileiras cultivamos tantas coisas diferentes disso: um corpo sarado, um cabelo tratado, um trabalho importante e no final, quem sabe quantas de nós, nao queriamos a simplicidade hein?

E pra finalizar as MINHAS JAPONESAS. Juntas há, pelo menos, 18 anos...

Evelyn Tanaka
Vivi Morita

3 comentários:

  1. A cultura japonesa é demais!! Queria muito passar um tempo lá no Japão, acho incrível!

    ResponderExcluir
  2. lindo post... eu tambem adoro essa cultura e tenho amigas japas de infancia! elas eram nota 10: tinha uma amiga que era mega CDF me ajudava na escola, outra que era uma japa bem louquinha que caia comigo na gandaia... que delicia de lembranças! tambem admiro muito a etica, honestidade e persistencia... e a sua reflexão sobre a simplicidade... nossa trocaria tudo para ser feliz com ela (e com ele junto!).

    Andréia Melgaço - não sou anonima tá! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiverem a opotunidade de ler a narrativa desta história irão adorar, eu me emociono muito ao ler cada capitulo, de alguma forma essa cultura tão peculiar me chama tamanha atenção, então indico a Leitura do livro - MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA!!

      Ps: Lindo Post...

      Bruna Thalita

      Excluir

Obrigada por enviar seu comentário. Se aprovado, em breve ele será publicado!